fechar× Ligue-nos 284 602 163

Festas e Romarias

Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores – Aljustrel

Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 8 e 11 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Celebração Penitencial, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel.

DSCN3951

 

 

Celebrações da Semana Santa – Aljustrel

As celebrações da Semana Santa, começam com a Procissão de Ramos, no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, fazendo memória da entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, para logo a seguir ser celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz. Quarta-feira tem lugar, na Sé de Beja, a Missa Crismal, presidida pelo Bispo Diocesano, com o presbitério da Diocese e os crentes de várias paróquias, que se deslocam a Igreja Mãe, para participarem na riquíssima celebração, onde os seus párocos renovam os seus votos, diante do Pastor Diocesano. Quinta-feira Santa, a celebração da instituição da Eucaristia, na Igreja Matriz, seguido de adoração eucarística individual e comunitária, até ao final do dia. Sexta-feira Santa celebra-se a Paixão de Jesus e adoração da Santa Cruz, á noite, de dois em dois anos, realiza-se no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, a Via Sacra encenada com personagens vivas (anos ímpares). No ano em que não se realiza a Via Sacra tem lugar a solene e comovente Procissão do Enterro do Senhor (anos pares). No Sábado, à noite, a Igreja Matriz enche-se de luz para a Solene Vigília Pascal, e no Domingo, a Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, renova a esperança na vida dos homens e mulheres de Aljustrel e dos irmãos que, de longe ou de perto, celebraram as Festas Pascais na  Paróquia do Santíssimo Salvador e de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel.

 DSCN0303

 

 

Procissão em Honra de Nossa Senhora de Fátima - Aljustrel

Acontece anualmente no dia 13de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Esta Procissão sai da Igreja Matriz, passando pela  Rua António Alexandre Raposo, Rua Lavradores da Minhota, Rua António Alexandre Raposo, Rua de Montes Velhos, Praça da Republica, Rua de Olivença, Avenida 1º de Maio, Rua Adanjo e Madeira, Avenida da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Rua da Misericórdia, Rua de S. João de Deus e termina na Igreja Matriz.

DSCN1000

 

 

Festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima – Rio de Moinhos

Realiza-se no segundo fim-de-semana de Julho, o religioso mistura-se com o profano, reunindo assim as gentes de Rio de Moinhos.  Do programa constam a Eucaristia e a Procissão de Velas onde a imagem Nossa Senhora de Fátima, percorre algumas das ruas da freguesia, ao som das sempre harmoniosas, vozes do povo alentejano e das marchas processionais, da Banda Filarmónica, bem como de Bailes, Marchas Populares e os tradicionais Grupos Corais e Instrumentais.

DSCN1484

 

 

Festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Aljustrel

Tem lugar no dia 8 de Setembro, ou no domingo mais próximo, onde durante vários dias o religioso se mistura com o profano, formando-se assim um belo cartaz cultural e religioso das festividades. Na Ermida de Nossa Senhora do Castelo realizam-se celebrações religiosas, destacando a Romaria a Cavalo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo e as vigílias de Oração Mariana. No recinto da festa, realizam-se bailes, concertos de música popular, cante alentejano, fado entre outros. No domingo dia solene das festividades, na Igreja Matriz celebra-se a Eucaristia, seguindo-se a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo que saindo da Igreja Matriz, passa pela Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua 5 de Outubro, Rua Heliodoro Salgado, Rua de Santa Bárbara, Rua da Urbanização da Praça de Touros, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora onde permanece até ao ano seguinte.

 DSCN2891

 

 

Festa em Honra de Santa Bárbara - Aljustrel

Esta festa secular, de cariz religioso e popular, tem lugar anualmente no primeiro fim-de-semana de Dezembro, por ser o mais próximo do dia 4 de Dezembro, dia litúrgico em que celebra a memória  da Virgem e Mártir, Santa Barbara, padroeira da comunidade mineira. Neste dia, tem lugar na Igreja Matriz a Eucaristia, com o canto litúrgico pelo Coro Paroquial e o Grupo Coral "Os Mineiros" de Aljustrel e ao longo dos outros dias das comemorações, destacam-se os colóquios, o cante alentejano, uma prova de atletismo entre outros. 

dsc09870