fechar× Ligue-nos 284 602 163

Mensagem da Páscoa do Ano 2022 - Bispo de Beja

1 – Caríssimos irmãos e irmãs:
Com esta mensagem convido-vos a viver na alegria, na alegria da Páscoa de Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de vida para toda a humanidade!
Os quarenta dias da Quaresma passaram rapidamente. Chegámos assim à Semana Santa, à semana maior, à semana mais importante do ano. A Procissão dos Ramos e o Evangelho da Paixão do Senhor marcaram fortemente a celebração deste domingo em que aclamamos publicamente a Cristo como nosso Rei. Na próxima quarta-feira, na Missa Crismal, consagraremos o Santo Óleo do Crisma e benzeremos o Óleo dos Catecúmenos e o dos Enfermos. Nessa celebração preparamos o que nos é necessário para a Páscoa, e para a vivermos ao longo de todo o ano.
A Celebração da Páscoa começa, como certamente sabeis, com a Missa vespertina de 5ª-feira Santa. Nela revivemos a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial, o Lava-pés e o Mandamento novo do amor fraterno, como Ele nos amou. Na 6ª- feira Santa e no sábado não há celebrações da Eucaristia. De manhã, na Sé, faremos, nos dois dias, o Ofício de Leitura e as Laudes da liturgia das Horas, e na 6ª-feira de tarde, a comemoração da Paixão e Morte do Senhor. O ponto mais alto das Celebrações Pascais é a Solene Vigília, na noite de sábado para domingo, na qual serão batizados os que foram eleitos no 1º domingo da Quaresma. Aí renovaremos as promessas do nosso Batismo. E assim chegamos ao Domingo de Páscoa, dia da Ressurreição do Senhor, que se prolonga durante toda a semana pascal e ecoa ao longo de sete semanas até ao Pentecostes. E ainda por todo o ano, sobretudo em cada domingo que é a Páscoa semanal, sempre celebraremos a vitória de Cristo sobre a nossa morte.
A Páscoa é a Solenidade das Solenidades na qual a Igreja celebra a única realidade que verdadeiramente nos interessa: a Passagem de Jesus deste mundo para o Pai. Essa passagem abriu-nos as portas do Céu, e dá-nos a possibilidade real de nos amarmos uns aos outros.
2 - A caridade de Cristo mexe connosco, puxa por nós, quando consideramos que um só morreu por todos. (…) Ora Ele morreu por todos para que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por eles (…). Se alguém está em Cristo é uma nova criação (…). Em nome de Cristo vos suplicamos: reconciliai-vos com Deus (2 Cor 5,15. 17)!
Nestas palavras do apóstolo S. Paulo se pode resumir a nossa mensagem da Páscoa deste ano. É verdade! O Senhor Jesus Cristo, que por nosso amor entregou a Sua vida à morte e desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos e está vivo, à direita do Pai, para interceder por nós. Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós, por mim e por ti, irmão ou irmã que escutas ou lês estas palavras. Amou-nos não levando em conta as nossas faltas. Na Sua Cruz, Ele carregou com a multidão dos nossos pecados, destruiu-os e enxertou-nos como membros vivos da Igreja que é o Seu Corpo. Este é o amor, esta é a caridade que nos impele a vivermos no mundo esvaziados de nós mesmos e cheios de amor a Cristo e aos nossos irmãos.
3 - Se Cristo ressuscitou e está vivo, podes encontrar-te com Ele, podes entregar-Lhe os teus pecados e receber a Sua graça que te dá a possibilidade de viver a Sua mesma vida de Filho de Deus. Ele habita e atua na Igreja, na qual te inscreveste ao seres batizado. Pelo Batismo deixaste a escravidão do pecado que tem por consequência a morte do teu ser, e recebeste a semente da natureza divina que faz de ti filho e herdeiro de Deus, capaz de amar com o mesmo amor, com o mesmo espírito, com os mesmos sentimentos de Jesus, os teus irmãos e amigos, e também os teus inimigos.
Caríssimos irmãos e irmãs: somos Igreja. Sois membros da Igreja! Então porque viveis adormecidos, porque a frequentais tão poucas vezes, porque andais entretidos com os passatempos com que se ocupam aqueles que não conhecem o Senhor nem vivem dimensionados pela fé, pela esperança e pela caridade e estão neste mundo para se satisfazerem a si próprios, como se isso fosse a vida eterna, a vida em plenitude? Como o anjo interpelou as mulheres que, na manhã de Páscoa, procuravam Jesus no sepulcro, também hoje eu vos pergunto: porque buscais entre os mortos Aquele que vive? Que procurais nas vossas vidas? Que buscais quando vindes à Igreja? Quando trabalhais, quando vos divertis, quando comeis ou bebeis, quando decidis fazer ou não fazer isto ou aquilo, que procurais vós? Certamente procurais, todos procuramos, a mesma realidade: ser felizes. Mas onde está a felicidade? Para mim, diz o salmo, a felicidade é estar com Deus. Estar com Jesus, nosso Senhor e Salvador, é estar com Deus, é beber na fonte a água viva do Seu Espírito. replique montre suisse
4 - Despertai, meus irmãos! Despertemos do sono da morte! De onde vêm as guerras? Os ódios? As desavenças? A incapacidade de amar o próximo? Tantas separações e divórcios, tantas e tantas famílias destruídas? A felicidade, não podemos encontrá-la numa vida egoísta, em viver cada um para si mesmo! Vivamos a Páscoa, vivamos como homens e mulheres, como pessoas ressuscitadas com Jesus nosso Senhor. Cristo morreu e ressuscitou para que não vivamos mais para nós próprios. Pelo Seu Espírito, tornámo-nos uma nova criação. Reconciliai-vos, reconciliemo-nos com Deus e com os irmãos! No Sacramento da Reconciliação, ao confessarmos os nossos pecados com um coração contrito e humilhado, Cristo realiza esta reconciliação. Deus quer ver-nos felizes. E se a felicidade verdadeira está ao nosso alcance, porque havemos de nos arrastar numa vida sem paz, sem amor e sem alegria?
5 – Quem se encontra com Cristo Ressuscitado e d’Ele recebe a Vida Nova de filho adotivo de Deus não pode ficar calado e guardar para si esse tesouro! É próprio do Bem comunicar-se! Cheios do Espírito Santo, os apóstolos anunciaram corajosamente primeiro em Jerusalém, depois na Judeia e até aos confins do mundo, a Boa Notícia. E, seguindo o seu exemplo, a Igreja anunciou e anuncia o Evangelho. Agora é a nossa vez! Não nos contentemos com uma vida superficial. O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Unamo-nos a Ele, e Ele fará de nós Suas testemunhas.
Alegro-me convosco, caríssimos irmãos, na alegria de Cristo Ressuscitado!
Ele vos abençoe.
+ J. Marcos, bispo de Beja