SEMANA NACIONAL CÁRITAS Mensagem de Dom José traquina, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana

CÁRITAS - AMOR QUE TRANSFORMA

O último Conselho Geral da Cáritas, de tal modo estava convencido de que a expressão “Cáritas - Amor que transforma” caracteriza a Cáritas na sua existência e no seu agir, que decidiu manter o seu lema para mais uns anos. Com efeito, Cáritas é a definição de Deus: “Deus é amor (Deus Caritas Est), e quem permanece no amor permanece em Deus” (1Jo 4.16). Cáritas foi o termo que os cristãos encontraram para designar o amor cristão, o amor identificado com a mensagem de Cristo, o Bom Samaritano da humanidade (cf. Lc 10,29-37), amor cheio da graça de Deus que tem força de nos transformar por dentro e de transformar a realidade que nos é exterior. Dirijo-me, nesta mensagem, a todos os que, nas comunidades em que vivem (paroquiais ou outras), se sentem motivados pela situação real daqueles que lhes são próximos, vivendo as suas alegrias e as suas esperanças, as suas tristezas e as suas angústias (cf. Gaudium et spes, n. 1). Dirijo-me àqueles que, individualmente ou em organismos, serviços e instituições, lutam contra a indiferença, o alheamento e o egoísmo. Mas escrevo também a todos os outros, apelando ao seu coração, sua consciência e morada interior, para que, atentos à realidade que os rodeia, não se alheiem e descubram a oportunidade de afirmar e fazer crescer a bondade no mundo, contribuindo para a “civilização do amor”, em contraposição à cultura do ódio.

CÁRITAS – FAZ PARTE DA ESSÊNCIA E MISSÃO DA IGREJA

Junto das pessoas que necessitam de apoio, portugueses ou migrantes de outras nacionalidades, a Igreja deve ser o rosto materno de Deus. É isso que é chamada a ser por fidelidade ao Espírito e à sua missão. Como escreveu o Papa Bento XVI: “A prática da caridade confirmou-se na Igreja como uma das suas funções essenciais (...), pertence tanto à sua essência como o serviço dos Sacramentos e o anúncio do Evangelho” (Deus Caritas Est, nº 22). Agradeço a todos os que assumem esta dimensão essencial da Igreja na rede Cáritas: voluntários e colaboradores que nos ajudam a estarmos “lá” onde é preciso: sois o rosto da Cáritas enquanto organização eclesial ao serviço da pessoa humana, especialmente as situações de desigualdade e aflição que tornam mais urgente a nossa intervenção. Saliento a vantagem da cooperação em rede para nos ajudarmos a amar mais, servindo melhor. Dirijo-me, também, a todos os doadores da Cáritas para vos agradecer: do vosso apoio depende a eficácia e a eficiência da ação próxima da Cáritas como Amor que transforma.

CÁRITAS – AMOR UNIVERSAL QUE PROMOVE AS PESSOAS COM LIMITAÇÕES ESPECIAIS

Já o ano passado vos propus um trecho da bela encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti. Desta vez proponho-me retomá-la nos números 107 e 108: «Todo o ser humano tem direito de viver com dignidade e desenvolver-se integralmente, e nenhum país lhe pode negar este direito fundamental. Todos o possuem, mesmo quem é pouco eficiente porque nasceu ou cresceu com limitações. De facto, isto não diminui a sua dignidade imensa de pessoa humana, que se baseia, não nas circunstâncias, mas no valor do seu ser. Quando não se salvaguarda este princípio elementar, não há futuro para a fraternidade nem para a sobrevivência da Humanidade» (n. 107). E o Papa continua: «Há sociedades que acolhem apenas parcialmente este princípio». E explica, citando a Evangelli gaudium, n. 190, que para essas sociedades não teria sentido «investir para que os lentos, fracos ou menos dotados possam também singrar na vida». E continua: «Investir a favor das pessoas frágeis pode não ser rentável, pode implicar menor eficiência; requer um Estado presente e ativo e instituições da sociedade civil que ultrapassem a liberdade dos mecanismos eficientistas de certos sistemas económicos, políticos ou ideológicos, porque estão verdadeiramente orientados em primeiro lugar para as pessoas e o bem comum» (n. 108). Regozijo-me por tudo o que é promovido em favor de pessoas com limitações especiais nas diversas instituições, movimentos e comunidades. Mas é necessário valorizar este cuidado nas mais diversas oportunidades de promoção das pessoas: a atenção devida a estas pessoas, faz crescer na sociedade a bondade e a justiça. A missão da Cáritas é, também, despertar para esta solidariedade, comprometidos com a transformação do mundo em que vivemos para que seja, cada vez mais, uma terra de irmãos. Para que juntos vivamos verdadeiramente numa só família humana replica rolex watches.

TERRAMOTO NA TURQUIA E NA SÍRIA

A Cáritas Portuguesa, com a rede Cáritas Internacional, está a acompanhar a situação dramática vivida na Turquia e Síria, resultante do terramoto que surgiu no passado dia 6 de fevereiro. Como informou a Cáritas Portuguesa, «neste momento a principal preocupação da rede Cáritas é garantir uma resposta rápida e em segurança para os sobreviventes e para os milhares de desalojados. As equipas da Cáritas nos dois países estão já no terreno, em articulação com as entidades locais. Toda a ajuda para reforçar a atuação da Cáritas no terreno deverá ser canalizada para o fundo de emergências internacionais da Cáritas Portuguesa: IBAN PT 50 0033 0000 01090040150 12». Como aconteceu noutras situações do mundo, em anos anteriores, uma vez mais somos chamados a ser solidários com pessoas distantes atingidas por catástrofes da natureza. Cáritas - Amor que transforma, também transforma a distância em proximidade; não tem fronteiras. rolex fake kaufen

+ José Traquina

Bispo de Santarém