Aljustrel peregrina a pé a Fátima

O grupo de Peregrinos “Contigo Caminhamos na Esperança” de Aljustrel, realizou pela décima primeira vez a sua peregrinação a pé ao Santuário de Fátima, na Cova da Iria, entre os dias 3 e 13 de Maio, após dois anos de interregno devido à pandemia da covid 19, e fazendo enfase das palavras do Cardeal D. António Marto, em 13/05/2020, “Voltaremos, sim, voltaremos! É a nossa confiança e nosso compromisso, hoje. Voltaremos juntos aqui, em ação de graças, para te cantar: “aqui vimos, mãe querida, consagrar-te o nosso amor”!, o grupo participou na Eucaristia de bênção e envio, presidida pelo Pároco de Aljustrel, Pe. Luís Macuinja, nas vésperas do início da peregrinação, na Igreja Matriz de Aljustrel e na madrugada de 3 de Maio, o grupo reuniu-se em oração no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, de onde saiu ao raiar do sol em direção a Fátima, tendo pernoitado em Ermidas-Aldeia, Grândola, Alcácer do Sal, Casebres, Vendas Novas, Santana do Mato, Raposa, Alcanhões, Alcanena e por fim em Fátima. Os dez dias, equivalentes a 250km que separam Aljustrel da Cova da Iria, foram pautados por vários momentos de louvor, ao longo do dia, começando com o oferecimento das obras do dia, a oração do peregrino, após o pequeno-almoço uma meditação sobre uma leitura sobre o que é peregrinar, a recitação do terço, os momentos de silencio e no culminar na tarde a Eucaristia. Este ano à entrada de Fátima, os grupos de peregrinos oficiais oriundos da Diocese (Aljustrel, Santo André e Alvalade Sado) era acolhidos pelo Prelado de Beja que a todos abençoou à entrada de Fátima e com eles caminhou rezando e cantando à Virgem Santíssima pelas ruas da Cova da Iria até ao Santuário onde em silencio cada peregrino foi convidado a dar graças a Deus e Nossa Senhora pela sua peregrinação e pelo propósito que cada um levava consigo. Em Fátima, o grupo participou na Recitação do Terço e Procissão das Velas na noite do dia doze e na manhã de dia treze na Recitação do Terço, Eucaristia e Procissão do Adeus. Após o almoço o grupo rumou a Aljustrel, onde foi recebido pela comunidade local, após o jantar e já recuperadas as forças físicas, seguiu-se a Procissão de Velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima. No início da Procissão, presidida pelo Pároco, Pe. Luís Macuinja, este deu a bênção de regresso a casa aos peregrinos, que, em clima de festa, juntamente com os inúmeros Aljustrelenses que ali se encontravam, cantaram à Senhora que “sobre os braços da azinheira visitou a Lusa gente.” e atentamente escutaram a pregação feita pelo Pe. Paulo do Carmo, que acolheu o convite para a pregação nesta manifestação de fé. Esta peregrinação organizada pelo Secretariado Paroquial do Movimento da Mensagem de Fátima da Paróquia Aljustrel, contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Grândola e de Alcácer do Sal, dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, da Câmara Municipal de Grândola, das Juntas de Freguesias de Ermidas Sado, de São Martinho (Casebres), da Raposa, da Associação Cultural de Santana do Mato, das Paróquia de Casebres, Vendas Novas, Raposa e Alcanhões e da GNR de Grândola. Contou ainda, com o apoio o excelente apoio do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta do Sul, que desde o primeiro ao último dia, ao final da tarde prestava assistência aos peregrinos. O grupo este ano foi composto por oito peregrinos oriundos de Aljustrel, Rio de Moinhos, Corte Vicente Anes e Entradas.

Tiago Pereira, Guia de peregrinos nº 169