Faleceu o Padre José da Cunha Carvalho

No dia 17 de janeiro, na cidade da Guarda, ao fim da manhã, adormeceu tranquilamente no Senhor, o Padre José da Cunha Carvalho, com 96 anos de idade (1924-2021).

O funeral realizou-se no dia 18 de janeiro, às 11 horas, em Linhares, sem qualquer acompanhamento, devido à situação pandémica que estamos atravessando. O padre Carvalho, não morreu de Covid.

BIOGRAFIA

O Pe. José da Cunha Carvalho nasceu em 07 de Dezembro de 1924, na freguesia da Rapa, concelho de Celorico da Beira, diocese da Guarda. Era filho de Alfredo de Matos e de Ana da Cunha Matos. Foi baptizado na paróquia da Rapa, em 14 de dezembro de 1924 e recebeu o crisma em Beja, a 01 de Junho de 1941, das mãos de D. José do Patrocínio Dias. Frequentou os Seminários de Vila Viçosa, Beja e Olivais. Foi ordenado diácono na Sé de Beja em 16 de Abril de 1950, e presbítero a 29 de Junho do mês ano e na mesma Igreja. Neste mesmo ano foi nomeado Capelão da Mina de S. Domingos e Pároco de Santana de Cambas e Corte do Pinto onde permaneceu durante quase dezassete anos.

Em 1967 paroquiou durante alguns meses a paróquia de Santa Maria da Feira-Beja, e nesse ano organizou a Festa do Corpo de Deus, retirando depois para a casa da sua família, onde permaneceu algum tempo.

Em 7 de novembro de 1968 assumiu a paroquialidade de Aldeia Nova de São Bento e de Vila Verde de Ficalho onde permaneceu até à sua saída para as paróquias de Serpa (Salvador e Santa Maria) e Santa Iria, para as quais foi nomeado em 1 de Outubro de 1981, onde esteve até Setembro de 2008, tendo sido também professor Educação Moral e Religiosa Católica nas Escolas desta cidade até à idade da aposentação.

Depois de terminada a paroquialidade em Serpa, veio para Beja para a Residência Pax do Clero, onde permaneceu até Dezembro de 2017. Desde então foi para a Guarda onde esteve a viver algum tempo em casa da sua irmã, indo, há cerca de dois anos, para o Centro de Acolhimento São João de Deus, no Bairro de São Domingos desta cidade, onde veio a falecer, ao fim da manhã do 17 de Janeiro, com a idade de 96 anos. Que o Senhor da Vida receba na sua glória este bom pastor, dedicado e zeloso ao serviço da Sua vinha por terras do Baixo Alentejo na maior parte dos seus 70 anos de sacerdócio. A Paróquia de Aljustrel apresenta a toda sua família os sentidos pêsames.replica audemars piguet

Fonte: Notícias de Beja