Mensagem Quaresmal do Pároco de Aljustrel e São João de Negrilhos aos paroquianos

Irmãs e irmãos, paroquianos, amanhã, 17 de Fevereiro de 2021 é Quarta-feira das Cinzas, o dia que marca o início do tempo da Quaresma até à Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Como em todos os anos, o Santo Padre enviou a toda Igreja a sua mensagem quaresmal cujo lema foi extraído das palavras de Jesus em (Mt 20,18): “Vamos subir a Jerusalém…”.

Nesta mensagem, o Papa Francisco ensina-nos que a Quaresma é tempo de renovar a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade, tornando-as, cada vez, mais autênticas e concretas.

Assim, a Quaresma é um tempo de conversão em que nos propomos aprofundar a nossa fé, acolhendo e vivendo a Verdade manifestada em Cristo e, tornando-nos fiéis testemunhas dessa mesma Verdade diante de Deus e dos homens e mulheres, nossos irmãos.

É um tempo em que nos propomos a viver mais intensamente com esperança, caminhando para Deus sem vacilar nem desanimar, não obstante, as adversidades da vida quotidiana. E, como diz o Santo Padre na sua mensagem, acreditando que a última palavra na história é o perdão do Pai,orologi replica que brota do Coração de Cristo, aberto na cruz.

A Quaresma é, igualmente, um tempo de viver mais profundamente a caridade como a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança, compadecendo-nos e solidarizando-nos com quem sofre a solidão, a doença, o desabrigo, a discriminação, a marginalização e outros males.

Portanto, irmãs e irmãos, vivamos este tempo oportuno em pobreza, renúncias e privações; com gestos concretos de amor ao irmão e num permanente diálogo filial com o Pai, pois, é isso que nos permitirá encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa.

Infelizmente, iniciamos este nosso caminho quaresmal em circunstâncias atípicas, sem a possibilidade do rito da imposição das Cinzas e cada um confinado à sua casa, à sua família devido à situação da pandemia. Todavia, temos fé em Deus a quem nada é impossível, temos a esperança de que dias melhores virão, pois, sabemos e acreditamos que depois da tempestade vem a bonança.

Vivamos este duro e doloroso tempo de pandemia na fé, na esperança e na caridade, confortando-nos uns aos outros com gestos, palavras e obras (ações).

Votos de Santa Quaresma.

Pe. Luís Dinis Macuinja, Pároco