“Toda a nossa glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo” - Bênção da Cruz do Santuário de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel

No domingo, 27 de dezembro, dia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, o Prelado da Diocese de Beja, D. João Marcos presidiu à cerimónia da bênção da nova cruz erguida no Santuário de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, no mesmo local onde estava a cruz vandalizada em finais de outubro.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Dr. Nelson Brito, da Juiz da Real Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel e de outros membros dos corpos sociais, da Comissão Fabriqueira da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Aljustrel e demais paroquianos.

A nova cruz executada na Oficina da Pedra, em Aljustrel, pelo jovem João Daniel, foi custeada pela Câmara Municipal de Aljustrel, que ao ter conhecimento do ato de vandalismo contra este símbolo maior do cristianismo, se disponibilizou de imediato para proceder ao restauro da cruz vandalizada e caso não fosse possível o restauro, então à execução duma nova cruz, mostrando assim o cuidado de preservar o património edificado e o bom relacionamento entre ambas as instituições.