fechar× Ligue-nos 284 602 163

Voluntariado de Abertura da Ermida de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel

Foi há catorze anos, que, por iniciativa do então Pároco de Aljustrel, Pe. Paulo do Carmo, surgiu a iniciativa de criar um grupo de voluntariado de abertura das três igrejas de Aljustrel, Matriz, Misericórdia e Nossa Senhora do Castelo.

Quando este grupo foi criado, abria os três espaços de culto, intercalando, uns de manhã, outros de tarde, três vezes por semana, e, com o passar dos anos, e com a saída da ermitã de Nossa Senhora do Castelo, foi necessário fazer um ajuste nos horários e nos espaços de culto a abrir. Reunido o grupo foi então decidido que se abriria diariamente com exceção do domingo a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, sendo que desde o ano 2018, através dum protocolo celebrado entre a Paróquia, representada pelo Administrador Paroquial, Pe. Miguel Cavaco, e o Município de Aljustrel, representado pelo Presidente, Dr. Nelson Brito, que este templo e simultaneamente o grande ex-libris da vila, é possível também estar aberto ao domingo, encerrando somente no dia de Ano Novo, Sexta-feira Santa e dia de Natal, com horários de verão e inverno, diariamente recita-se o terço de manhã e de tarde, mensalmente  há a prática da devoção dos primeiros sábados, respondendo ao apelo de Nossa Senhora à irmã Lúcia, e ainda as celebrações da Anunciação do Senhor, Assunção de Nossa Senhora, Natividade de Nossa Senhora e Imaculada Conceição são também lá celebradas.

Anexa à Ermida existem duas salas, uma que funciona como sala de exposição dos ex-votos oferecidos a Nossa Senhora, onde se encontra exposta também à veneração dos fiéis a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo, e a outra sala funciona como “loja” de recordações, onde se podem adquirir Imagens, terços, velas, porta-chaves, magnéticos, pagelas, todos personalizados com a Imagem de Nossa Senhora do castelo, e ainda livros e outros artigos religiosos.

Este grupo é composto por dezasseis voluntários, e no ano passado 2020 fez o acolhimento aos 6785 visitantes que passaram pela Ermida de Nossa Senhora do Castelo, muitos Aljustrelenses, muitos alentejanos, muitos portugueses que percorreram a rota da Estrada Nacional, onde é assinalado como ponto de visita este local e simultaneamente carimbavam o passaporte com o carimbo personalizado deste espaço. Sendo um ano atípico o número de visitas face a 2019 caiu para metade, mas a coragem e determinação deste grupo de voluntários foi maior e cumprindo das normas da CEP e da DGS levou com muito sentido de responsabilidade esta missão e no passado dia 4 e Janeiro, na sua reunião periódica receberam das mãos do Pároco, Pe. Luís Macuinja, o novo cartão de identificação de voluntários para o ano 2021.

Tiago Pereira

Coordenador do grupo de voluntariado