Voluntariado de Abertura da Ermida de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel

Foi há catorze anos, que, por iniciativa do então Pároco de Aljustrel, Pe. Paulo do Carmo, surgiu a iniciativa de criar um grupo de voluntariado de abertura das três igrejas de Aljustrel, Matriz, Misericórdia e Nossa Senhora do Castelo.

Quando este grupo foi criado, abria os três espaços de culto, intercalando, uns de manhã, outros de tarde, três vezes por semana, e, com o passar dos anos, e com a saída da ermitã de Nossa Senhora do Castelo, foi necessário fazer um ajuste nos horários e nos espaços de culto a abrir. Reunido o grupo foi então decidido que se abriria diariamente com exceção do domingo a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, sendo que desde o ano 2018, através dum protocolo celebrado entre a Paróquia, representada pelo Administrador Paroquial, Pe. Miguel Cavaco, e o Município de Aljustrel, representado pelo Presidente, Dr. Nelson Brito, que este templo e simultaneamente o grande ex-libris da vila, é possível também estar aberto ao domingo, encerrando somente no dia de Ano Novo, Sexta-feira Santa e dia de Natal, com horários de verão e inverno, diariamente recita-se o terço de manhã e de tarde, mensalmente  há a prática da devoção dos primeiros sábados, respondendo ao apelo de Nossa Senhora à irmã Lúcia, e ainda as celebrações da Anunciação do Senhor, Assunção de Nossa Senhora, Natividade de Nossa Senhora e Imaculada Conceição são também lá celebradas.

Anexa à Ermida existem duas salas, uma que funciona como sala de exposição dos ex-votos oferecidos a Nossa Senhora, onde se encontra exposta também à veneração dos fiéis a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo, e a outra sala funciona como “loja” de recordações, onde se podem adquirir Imagens, terços, velas, porta-chaves, magnéticos, pagelas, todos personalizados com a Imagem de Nossa Senhora do castelo, e ainda livros e outros artigos religiosos.

Este grupo é composto por dezasseis voluntários, e no ano passado 2020 fez o acolhimento aos 6785 visitantes que passaram pela Ermida de Nossa Senhora do Castelo, muitos Aljustrelenses, muitos alentejanos, muitos portugueses que percorreram a rota da Estrada Nacional, onde é assinalado como ponto de visita este local e simultaneamente carimbavam o passaporte com o carimbo personalizado deste espaço. Sendo um ano atípico o número de visitas face a 2019 caiu para metade, mas a coragem e determinação deste grupo de voluntários foi maior e cumprindo das normas da CEP e da DGS levou com muito sentido de responsabilidade esta missão e no passado dia 4 e Janeiro, na sua reunião periódica receberam das mãos do Pároco, Pe. Luís Macuinja, o novo cartão de identificação de voluntários para o ano 2021.

Coordenador do grupo de voluntariado