Cáritas Paroquial
Missão
A rede Cáritas é constituída, em Portugal, por vinte Cáritas Diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa, e inúmeros grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.
Este trabalho em rede é uma característica desta instituição e dá-lhe a capacidade de ter olhos e ouvidos em todo o território nacional. Com a colaboração de profissionais e de um conjunto alargado de voluntários a Cáritas pode articular as suas ações às mais variadas necessidades dos muitos que a procuram.
Cada Cáritas Diocesana tem a sua autonomia jurídica e canónica o que quer dizer que, apesar da estrutura nacional, cada organização tem especificidades próprias, podendo estabelecer as suas prioridades e agir em função delas. Estas especificidades devem estar em conformidade com o Plano Estratégico da Cáritas em Portugal, consensualizado entre todas e sancionado pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A Cáritas Portuguesa constitui-se como serviço para a animação da Ação Social da Igreja em Portugal. É membro da Caritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Plataforma Portuguesa das ONGD, da Confederação Portuguesa do Voluntariado e da Associação Dignitude.
A Cáritas Inter-Paroquial de Aljustrel e São João de Negrilhos, tem como missão principal, o bem-fazer caridoso da comunidade, dando resposta rápida a pedidos de ajuda, sinalizando de situações de carência económica, canalizando, sempre que não consiga dar resposta aos mesmos, para outras instituições (Cáritas Diocesana, Serviço Social do Município de Aljustrel, outras).
Campos de ação
A NOSSA VISÃO CONSTRUIR UMA CIVILIZAÇÃO DO AMOR
A Cáritas em Portugal quer ser testemunho da fraternidade da comunidade cristã para com os mais pobres a partir da Ação Social da Igreja construtora de uma sociedade solidária e participativa, onde prevaleça a justiça, a paz, a liberdade e a solidariedade ao serviço da dignidade humana.
A NOSSA MISSÃO COM OS POBRES, ACOLHER, SERVIR, ACOMPANHAR E DEFENDER AS SUAS CAUSAS
A Cáritas em Portugal tem como missão o Desenvolvimento Humano Integral e a defesa do Bem-Comum intervindo em ordem à transformação da sociedade. Através da animação da Pastoral Social, fomenta a partilha de bens e a assistência em situações de calamidade e emergência.
OS NOSSOS VALORES A CENTRALIDADE E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
A Cáritas crê na dignidade e igualdade intrínsecas a todo o ser humano. Por isso, lutamos contra a desarmonização ou a exclusão de qualquer grupo vulnerável da família humana.
A MISERICÓRDIA
A Cáritas é a ternura de Deus (amor maternal das entranhas), que também alivia a miséria e a dor. Por isso, todos aqueles que estão comprometidos com o trabalho na Cáritas deverão ser afetuosos e compassivos.
IGUALDADE DE OPORTUNIDADE
A Cáritas promove a igualdade de oportunidade, de direitos e responsabilidades entre todos sem olhar a classes, género, religião ou origem. Por isso, compromete-se em denunciar as situações em que esta igualdade é posta em causa.
A OPÇÃO PELOS POBRES
A Cáritas luta contra a pobreza que desumaniza e priva as pessoas da sua dignidade. Por isso, acompanha as pessoas para que possam voltar a descobrir a sua autoestima e dignidade, ajudando-as a assumir a sua corresponsabilidade na construção de um mundo melhor para todos.
O CUIDADO DA CRIAÇÃO
Para a Cáritas, a Terra e todos os seus recursos foram confiados a toda a humanidade. Por isso, os membros da Cáritas devem agir e ajudar outros a agir, de forma responsável, no que respeita ao meio ambiente, de modo que a Terra seja conservada para as gerações futuras
O DESTINO UNIVERSAL DOS BENS DA TERRA
A Cáritas condena e denuncia todas as estruturas – económicas, financeiras, sociais, políticas, culturais e religiosas – que reprimam e impeçam a transformação social positiva e a justiça. Por isso, trabalha para mudar o mundo, de maneira a que se centre na pessoa humana e nas suas comunidades.
A SOLIDARIEDADE
A Cáritas está comprometida com a solidariedade entre todas as pessoas, mas, em particular, com os pobres, fomentando a partilha fraterna de bens. Por isso, afirma que a solidariedade é a perseverante determinação em trabalhar para o Bem-Comum.
A SUBSIDARIEDADE, A COOPERAÇÃO E A COMUNHÃO FRATERNA
A Cáritas, num espírito de comunhão fraterna, trabalha com todas as estruturas eclesiais, a nível nacional, diocesano e local. Por isso, procura desenvolver o espírito de unidade eclesial, de forma integrada, na prossecução da missão comum.
A Cáritas em Portugal definiu as seguintes prioridades estratégicas: A IDENTIDADE – para um maior conhecimento interno e externo deste serviço e alargar a sua presença nas comunidades; A REDE – para fortalecer a relação entre Cáritas e desenvolver as suas capacidades; A MISSÃO – para responder, em conjunto com os pobres e vulneráveis, aos desafios nacionais e internacionais e influenciar as estruturas com vista a um mundo mais justo, fraterno e sustentável.
Composição
Assistente: Pe. Luís Dinis Macuinja
Presidente: Cidália Diogo Nilha Moreira
Vice-Presidente: Mª Fátima Galhofa Gamito Guerreiro
Secretário: Mª da Conceição Franco Feio Rocha Parreira
Tesoureiro: Celeste Ricardina Juradinho Guerreiro
Vogais: Teresa Maria Galhofa Alvalade
Júlia Cecília Fernandes
Elisabete Pereira Gil Romão
Jéssica Sofia Frederico Rodrigues