Cristãos de Aljustrel e S. João de Negrilhos desafiados a partilhar com os mais necessitados

A pobreza é uma realidade infelizmente comum no nosso mundo, no nosso Portugal e já bem perto de nós, nas nossas aldeias e vilas. Pobreza não só material, mas também psicológica e espiritual. Mas, no momento presente, interessa fixar os nossos olhos e o nosso coração, na pobreza material. Que fazer então? Mais do que nunca se espera que a caridade aconteça, seja também uma realidade a exercer, de forma imediata e intensa, sem olhar a quem (Mt 6,3). A caridade é aquele sentimento, ação de ajuda a quem precisa, sem esperar qualquer recompensa. A caridade na doutrina cristã, bem presente no catecismo da igreja, “é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós “.São Paulo dir-nos-á que a caridade “ é a virtude da perfeição” (Col 3,14), e de todas a virtudes, a maior destas é o amor, ou seja, a caridade. Que maior e melhor testemunho de Cristo, no ano da Fé e do Sínodo Diocesano, senão preocuparmo-nos mais com aqueles a quem já vai faltando o pão do dia-a-dia? Que melhor testemunho de Cristo, senão partilharmos dos nossos bens com aqueles cujas reformas não chegam para o sustento do dia-a-dia, muito menos para os medicamentos? Que melhor testemunho de Cristo, senão partilharmos com aqueles que até então viviam bem e no momento atual até o mínimo lhes falta, tendo mesmo vergonha de assumir as suas necessidades?

As comunidades de S. João de Negrilhos e de Aljustrel, escutaram o apelo do seu Pároco e dos secretariados paroquiais da Cáritas, ao responderem prontamente para se envolverem na iniciativa: “A Nossa Partilha do Mês”, que consiste na partilha, uma vez por mês, de um alimento, canalizado para a loja social da camara de Aljustrel, que assiste às necessidades de cem famílias carenciadas, cujos alimentos distribuídos, proveem do banco alimentar contra a fome. Com a partilha das comunidades paroquiais, contribui-se para minimizar estas necessidades que já se sentem também no concelho de Aljustrel. A partilha centrar-se-á sobretudo nos alimentos que mais escasseiam na loja social. Esta ação de bem-fazer, teve início no passado mês de Outubro, com a partilha das papas, entregues algumas, de forma simbólica, no dia de S. Martinho, Domingo passado, á Vereadora da Ação Social, Conceição Parreira, a representar a Câmara Municipal de Aljustrel, na celebração da Eucaristia de S. João de Negrilhos e de Aljustrel, também ela membro praticante da paróquia de Aljustrel. No mês de Novembro, o alimento a partilhar é o leite. É tempo de todos darmos as mãos em favor dos que mais precisam, a começar pelas instituições locais. Dos cristãos, espera-se que sejam os primeiros na generosidade, no amor ao irmão. Quem ficará sempre a ganhar são os mais pobres, os prediletos de Deus. Quem deu e se deu, em favor de tão nobre causa, condição de ser cristão, a caridade, crescerá humana e espiritualmente, pois amar a Deus, passará sempre por amar o próximo.

Pe. Paulo do Carmo