Festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel

Entre os dias 7 e 11 de Setembro, a vila mineira de Aljustrel, celebrou com grande solenidade a festa da Sua Padroeira, Nossa Senhora do Castelo, uma devoção que como Pároco de Aljustrel, Pe. Luís Macuinja referiu, “a Senhora do Castelo, tem sido e é uma grande confessora das dores, das alegrias e esperanças deste povo. Quantas mães e esposas subiram de joelhos, ou rastejando pela escadaria até à Ermida, pedindo a proteção dos seus filhos e maridos, que em tempos de guerra colonial, no Ultramar lutaram pela Pátria, e, ali agradeceram a Maria toda a sua proteção, como podemos ver nos inúmeros ex-votos. Ainda nos dias de hoje se pode constatar a grande devoção das gentes deste concelho a esta Senhora que do cimo do monte vela por todos nós e recebe inúmeras visitas”. No ano de 2021 foram 10 000 os visitantes/ peregrinos/ turistas que visitaram o Santuário.

No programa religioso da festa, entre quarta-feira, dia 7, e sábado, dia 10, à tarde, foram quatro os pregadores, Pe. Paulo do Carmo, Pe. Luís Macuinja, Cónego António Aparício e Pe. Diogo Perpétuo, que presidiram à Recitação do terço e Eucaristia, no Santuário, sendo as celebrações noturnas, Manto de Luz e Cortejo Automóvel com a Imagem de Nossa Senhora do Castelo, que visitou o Lar da Santa Casa da Misericórdia e o Quartel dos Bombeiros, presididas pelo Pároco e Capelão-mor da Real Confraria de Nossa Senhora do Castelo.

Na sexta-feira, dia 9, a Igreja Matriz que encheu-se de Aljustrelenses, entre os quais o Presidente e a Vice-presidente da Câmara Municipal de Aljustrel e o Presidente da Junta da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, para assistir à maravilhosa Serenata a Nossa Senhora do Castelo, que mais uma vez desceu à vila, para ali ser louvada através vozes dos fadistas Sandra Lança, Sandra Reis, Mafalda Vasques, Nádia Catarro e Luís Saturnino que foram acompanhados pelos guitarristas Tó Rui e Henrique Gabriel.

No sábado, dia 10, à noite, no recinto das Festas coube ao grupo da terra, FUNtastik4 abrir a noite, seguindo-se o baile com Rui Soares & Lau e à meia-noite o tradicional fogo-de-artifício.

No ultimo dia da Festa, domingo, dia 11, coube ao Prelado desta Diocese, D. João Marcos, presidir às celebrações religiosas, nomeadamente a Eucaristia Dominical, onde foi entronizada como confrade honorário Sua Alteza Real, Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança, que em 2020 já tinha aceite o convite para ser confrade honorária desta Real Confraria, por ocasião da proclamação do Decreto Real assinado por a Sua Alteza Real, Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança e de Beja, que concedeu o titulo de Real a esta Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, que existiu há muitos séculos e acabou por ser extinta, e, aquando das sucessivas peregrinações paroquiais ao Solar da Padroeira e Rainha de Portugal, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, surgiu a ideia de restaurar a Confraria de Nossa Senhora do Castelo, sob o manto protetor da Senhora da Conceição de Viçosa, por isso o carinho que temos para com Vila Viçosa e a Família Real Portuguesa, a Duquesa, esteve ladeada da Senhora Dona Maria Teresa de Bragança Van Uden Chaves, e seu esposo, bem como da Juiz da Real Confraria, Maria Odile Lampreia, o canto litúrgico da eucaristia este a cargo do Coro Paroquial de Aljustrel, onde esteve presente a Vice-presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, o Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel e Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, o Comandante e Adjunto dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel. Após o término da Eucaristia, teve lugar a solene procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que conduziu a veneranda Imagem desde a Igreja Matriz até ao Santuário no cimo da vila, cujas ruas se engalanaram de colchas às varandas e janelas, bandeirolas, flores e velas para saudar a passagem Daquela que “com o manto protetor, sois a estrela que nos guia, nos caminhos do Senhor, quer de noite, quer de dia”, como escreveu o Cónego António Aparício, na letra do «Hino à Senhora do Castelo”, que fui musicado pelo Pe. António Cartageno e oferecido à Confraria e foi apresentado nesta festa. A Procissão foi acompanhada como sempre, pela Banda Filarmónica de Aljustrel, de salientar que marcaram presença na Procissão todas as paróquias do concelho, que se fizeram representar com os seus estandartes paroquiais e um grupo de paroquianos, bem como alguns movimentos, Ordens, Irmandades e Confrarias, de vários pontos do país, que no final presenciaram a consagração da Diocese e do novo ano pastoral a Nossa Senhora do Castelo, proferida pelo Prelado de Beja.

Esta festa congrega anualmente um número maior de participantes, trabalho que se deve à Real Confraria de Nossa Senhora do Castelo, a quem a Diocese, pelo então Bispo de Beja, D. António Vitalino, incumbiu a Confraria, no ano de 2013, aquando da ereção canónica desta, de anualmente celebrar a Natividade de Nossa Senhora, com uma festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, como consta nos estatutos da Confraria. Graças ao apoio da Câmara Municipal de Aljustrel, União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, GNR de Aljustrel, Bombeiros Voluntários de Aljustrel, Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Associação de Beneficiários do Roxo, Associação de Agricultores do Campo Branco, Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de Aljustrel e Almodôvar, ALMINA, TLA Rádio, comércio e empresas locais e da generosidade dos Aljustrelenses e trabalho dos confrades foi possível retomar esta festa nos seus moldes tradicionais, que nos dois anos transatos este cingida às celebrações religiosas devido à pandemia que ainda no assola.

Tiago Pereira

Secretário da Mesa Administrativa da Real Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel

replique Rolex