Vivamos com Esperança o Ano Pastoral de 2012/13

Caríssimos Paroquianos de Aljustrel, Rio de Moinhos e Corte Vicente Anes, após uns dias de descanso, com as forças recuperadas, iniciamos no mês de Outubro, o novo ano pastoral, proclamado pelo Papa Bento XVI, como o Ano da Fé, de Outubro de 2012 a Novembro de 2013, e na nossa Diocese, no ano em que se completam os cinquenta anos da abertura do Concilio Vaticano II, o Bispo Diocesano, D. António Vitalino, convoca o primeiro Sínodo da Igreja de Beja. O Ano da Fé será certamente um ano para recuperarmos a esperança e o acreditar, que por vezes esmoreceu, naquele Deus, que se fez próximo em Jesus Cristo, e se dignou vir até junto dos homens, do Povo Alentejano, para com este caminhar e ser força no seu caminhar, para nos contagiar do seu Amor e da sua Misericórdia. Do Sínodo Diocesano, espera-se que toda a Diocese entre em reflexão, dialogue, medite, de modo a ser cada vez mais sinal de comunhão entre todos aqueles que constituem a Igreja Diocesana. Dos cristãos alentejanos, Deus conta que estejam atentos ao mundo, a todo o mundo, independentemente do seu acreditar, para que, com a lucidez do Espirito, a luz do Salvador, sejam interpeladores, capazes de se apresentar e apresentar a Igreja, com credibilidade, como um caminho com meta, pois nela se encontra o verdadeiro caminho, Jesus. Uma Igreja que contribua para criar uma sociedade melhor, onde os valores do Evangelho assumam o lugar central da transformação do homem. O ano começou, vamos todos envolver-nos na caminhada, as catequeses paroquiais para crianças, adolescentes, jovens e adultos continuam a funcionar, bem como o trabalho de voluntariado em favor dos mais necessitados, através da Cáritas Paroquial, dos Grupos de Visitadores de Doentes e transporte de doentes para as celebrações dominicais, dos voluntários de abertura da igreja, espera-se compromisso, para que a casa de Deus esteja sempre aberta nas horas previstas, para a oração com o Senhor, dos outros setores paroquiais, Conselho Pastoral, Comissão Fabriqueira, Equipas de Liturgia, Comissão de Festas de N.ª Sr.ª de Fátima de Rio de Moinhos, e Coro Paroquial, Movimento da Mensagem de Fátima e Renovamento Carismático Católico, espera-se o mesmo compromisso e entrega. Vamos recomeçar em Corte Vicente Antes e Rio de Moinhos as catequeses de adolescentes e jovens e a celebração da Eucaristia e celebração da Palavra. Que todos os agentes pastorais deem o seu melhor, de modo a contribuírem com o seu agir na edificação de uma igreja onde todos se sintam pertença e membros desta família, a Paróquia de Aljustrel. Que todos nos deixemos seduzir, guiar por Jesus Cristo, que chama a segui-Lo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, o Único que nos realiza verdadeiramente e faz de nós homens e mulheres novos, agentes da Esperança e da Alegria. Coloquemo-nos sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, a Senhora do Castelo que do alto do monte vela por nós, e do Seu Divino Filho, Santíssimo Salvador, pedindo-lhes, que junto do Pai, intercedam e peçam a Graça do Seu Amor para a nossa Paróquia e todo o concelho de Aljustrel.

Padre Paulo do Carmo, Pároco