Missão

O Conselho Pastoral Paroquial constituí um órgão de participação responsável de todos os sectores da comunidade, com a missão de atuar, normalmente, como sinal representativo da comunhão e da unidade de toda a paróquia, tanto em ordem ao seu crescimento interno, como em ordem à sua irradiação missionária.

O Conselho Pastoral pode e deve ser um espaço para o exercício dos carismas próprios de cada pessoa e de cada grupo, no cumprimento da tarefa comunitária da evangelização.

Por este processo de colaboração orgânica, será mais fácil conseguir a dinamização missionária de toda a paróquia, tornando-a consciente da sua dignidade e responsabilidade de comunidade eclesial e comprometendo-a no testemunho coletivo da fé.

Ao Pároco compete acionar a formação e o funcionamento do Conselho Pastoral Paroquial, sabendo que este órgão irá facultar as iniciativas dos diversos membros e associações paroquiais, de modo a respeitar o Espírito que atua em todos (LG 12). Com efeito, «a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum» (1 Cor 12,7).